O que é o Gerais+Minas

Capturar a mineiridade e transmiti-la para a tela da TV e para as ondas do rádio é o objetivo do projeto de interiorização da Empresa Mineira de Comunicação: o “Gerais+Minas”. Vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, a EMC trabalha em projetos desde a criação de programas que vão compor a programação da Rede Minas e da rádio Inconfidência a políticas de fomento do setor audiovisual no estado.

 

Equipes da EMC estão percorrendo o estado para a gravação de conteúdos que vão preencher a programação da TV e da rádio Inconfidência. No total, 251 cidades estão no cronograma da produção. Ao todo serão nove programas feitos a partir do diálogo do estado de Minas Gerais, por meio da EMC e da Secult, com governanças regionais, como prefeituras, Associação Mineira de Municípios, Associação das Cidades Históricas de Minas, além de outras instituições. 

Políticas de fomento para o setor audiovisual

O projeto de interiorização da Empresa Mineira de Comunicação ultrapassa a tela da TV e beneficia toda a cadeia audiovisual do estado. Atuando para fomentar as políticas do setor, a EMC assume a Minas Film Commission. Para dar início à gestão da estrutura, a EMC lança o selo “Cidade amiga do audiovisual”. O projeto pretende sensibilizar os municípios com iniciativas para fomentar o setor, estimulando o turismo e tornando Minas cenário de enredos transportando, pela telona, o estado para o grande público no Brasil e no mundo.

Além disso, a EMC dá fôlego à cadeia audiovisual, impactado pela pandemia, com atividades que dão impulso a mostras e festivais de cinema. As iniciativas vão desde o chamamento público a exibição de títulos, gratuitamente, na grade de programação da Rede Minas. Também vai ser criada a EMC Play, primeira plataforma pública de streaming implantada por um governo de estado. Até então, só existia o serviço criado pela prefeitura de São Paulo. Filmes, mostras e o acervo da Rede Minas vão estar disponíveis, gratuitamente, para o público.