Outro dia, visitamos o mar. Desta vez, estivemos na praia. Minas realmente surpreende. Em Lagoa da Prata, a orla da praia que dá nome à cidade foi construída na década de 60. Atrai inúmeros visitantes, mesmo quando o tempo “não está pra praia”… A vasta e agradável área conta com vários espaços, como jardins e quadras de areia.

A equipe do Minas da gente foi até Martins Guimarães, que tem atraído cada vez mais turistas. O nome do distrito é uma homenagem ao engenheiro holandês que construiu a estação de trem por lá. Mas há quem prefira o nome antigo, “Bom Sucesso”, como o Sr. Orsine. Ele e a Dona Mariinha têm 67 anos de casados e 2 de namoro. Compartilharam lembranças da região, entre elas a ida de trem até Aparecida do Norte, para se casarem.

O artista plástico Heleno Nunes já deixou sua marca na cidade: é dele a estátua da mulher canavieira (a cidade começou a se desenvolver com a cana de açúcar) e os paineis na Igreja e no Fórum de Lagoa da Prata. Esse último, por sinal, foi seu início na pintura. Ele desenhava, um dom já identificado desde criança, e escrevia histórias em quadrinhos, que foram publicadas em grandes jornais de Minas e do restante do país. Sua arte frequentemente mostra figuras humanas. Vai ver por isso o encontro com o “Minas da gente” foi tão especial: o programa também busca retratar a essência do nosso povo.