Conhecida como “Mar de Minas”, Capitólio é o primeiro destino desta nova etapa de viagens do Gerais+Minas. O Minas da gente acabou de estrear e já está na estrada de novo, produzindo a próxima temporada. A equipe da Rede Minas teve a oportunidade de visitar locais icônicos e que atraem milhares de turistas durante todo o ano, como os belos cânions e mirantes.

Normalmente associada à exuberante natureza local, Capitólio também tem outras riquezas, como o artesanato. A equipe da Rede Minas bateu um papo e conheceu o trabalho da artesã Graça, uma das fundadoras da Associação de Artesãos de Capitólio, que funciona no CAT (Centro de Atendimento ao Turista).

O Ildeu e o Luiz contaram detalhes da história local. Em 1958, vários fazendeiros ficam desesperados, prevendo que as terras seriam inundadas e perderiam o valor. Realmente ficaram sem lugar pra plantar e a agricultura na região perdeu força. O pai do Luiz, contudo, ficou com as terras e hoje, além do Restaurante do Turvo (onde criaram a técnica de fazer traíra desossada, que ficou famosa na região), têm uma náutica e uma pousada. O local fica no encontro do Rio Turvo com o Rio Grande.

Parece que por onde o Minas da gente passa, tem música. Dessa vez, dois xarás se uniram para uma apresentação especial para o programa: o Thiago Goulart e o Tiago Chaves. O último há três meses assumiu o importante ofício de tomar conta do relógio da cidade. A peça foi doada por um fazendeiro, na década de 20, e até hoje funciona, impulsionando o sino da igreja. É pelas badaladas, de meia em meia hora, que muitos acompanham seus afazeres.

Em Macaúbas, distrito de Capitólio, um detalhe inusitado chama atenção na igreja: suas torres são diferentes. Claro que o motivo virou até lenda, mas a versão mais adotada parece ser a de que uns queriam a torre redonda e outros quadrada, então pra não contrariar ninguém, fizeram uma de cada jeito. Mais um daqueles casos curiosos que a gente adora encontrar por terras mineiras…