Assim como a própria Carmo da Mata, quatro grandes atrativos da cidade começam com a terceira letra do alfabeto: cachoeira, casarões, carros antigos e Congado. Coincidências à parte, a passagem do Minas da gente pelo município reuniu histórias curiosas e tradições culturais.

Onde uma cidade começa? Em Carmo da Mata, o Marco Zero fica na cachoeira da Forquilha, localizada na Comunidade de mesmo nome. A fazenda que mostrava o marco não existe mais, mas a equipe conferiu o local e aproveitou para registrar também a igrejinha de Nossa Senhora Aparecida, na comunidade. Quem contou mais da história da cidade foi o jornalista Ricardo.

A Rota dos Casarões é um dos destaques de Carmo da Mata, localizada no Centro-Oeste de Minas e parte do Circuito Turístico Campo das Vertentes. São 42 casarões inventariados, além de outros em processo de tombamento. Por falar em construções tradicionais, o Minas da gente conversou com a Cláudia, dona do Armazém Notini. O local, construído pelo seu bisavô, fica próximo à antiga estação ferroviária. Funcionava como um “secos e molhados” (nome popularmente dado aos estabelecimentos típicos do século XIX, que comercializavam de itens sólido a líquidos – como grãos e azeite), muito movimentado na época do trem. Se armazém é um “tanto de trem” junto, a mineiridade está presente também nas paredes do local. Quadros falam sobre o que é ser mineiro e mostram receitas escritas em um bom mineirês.

A voltinha pela cidade continua, agora sob quatro rodas. Na Garagem do Automóvel, o Marcos guiou (prometemos que o trocadilho não foi intencional) a equipe pelos cerca de 150 veículos, todos cheios de história. Entre eles, um carro que foi do General Costa e Silva e um Cadillac rosa. Lembrou de Elvis Presley? Pois foi o Rei do Rock, um apaixonado por carros, que encomendou o icônico carro rosa. O sucesso foi tanto que mais 50 dessa cor foram feitos e um deles foi parar em Carmo da Mata! A maior coleção de caminhonetes da América Latina está no local, que também tem relógios no acervo. O museu é particular e atende por meio de agendamento.

E ainda teve mais uma conversa: com o Luiz Moacir, Capitão do Congado em Carmo da Mata. Ele contou sobre as festas de Reinado, os diversos Ternos da cidade e histórias como a do boi do Rosário, que sai pela cidade cumprimentando o Rei e a Rainha Congo, além da princesa.