No Triângulo Mineiro, chegamos a Conceição das Alagoas, cujo nome faz referência à quantidade de lagoas que se formam na cidade e aos inúmeros trabalhadores do estado de Alagoas que foram até lá trabalhar com cana de açúcar. Hoje a cana de açúcar é a maior economia da cidade, que teve sua origem no garimpo e se consolidou ao redor do Rio Uberaba. O Eden Japur, advogado que trabalhou na administração pública por
muitos anos, foi quem contou pra equipe do “Minas da gente” mais detalhes da formação da cidade. Além das plantações e usinas, a cana de açúcar é utilizada para gerar energia e até nas artes.

Por falar em artes, nossa equipe visitou o recém inaugurado Espaço Cultural Euclides Martins, que homenageia o primeiro pintor da cidade. Lá, conversaram com a artesã Deídes Tomain, que mostrou o artesanato feito com bagaço de cana, e com o Isaque Ribeiro. Ele mora na comunidade rural Barrolô e fabrica cerâmica de argila, utilizando uma técnica bem tradicional da região, que remete aos indígenas e descobertas arqueológicas.