Pra quem adora uma boa história, como o Minas da gente, Formiga é um prato cheio.

O Capitão Leonardo e o Wanderlane, Presidente da Associação da Irmandade do Congado Nossa Senhora do Rosário, contaram a história do congado e do Reinado do Rosário. A festa, criada em homenagem aos santos pretos, acontece há mais de 100 anos. A sede, construída após um caso de preconceito (foram impedidos de entrar em uma igreja), é também lugar de acolhimento para pessoas em situação de rua. O trabalho social ainda está presente na festa, com doação de alimentos. Na nova Igreja Nossa Senhora do Rosário (a demolição da antiga é cercada por controvérsias), assim como na festa, predominam o azul (céu) e o branco (paz).

Agora, imagine um rolê com amigos, que acaba virando uma tradição na cidade. Foi praticamente assim a origem da Festa dos Carros de Bois. Há cerca de 30 anos, o Sr. Américo chamou um amigo para fazer um mutirão, cantando pela estrada. O canto em questão é o som das rodas. Comuns na região, os carros de bois eram o principal meio de transporte por lá. Hoje, a festa conta com cerca de 90 carros. Já reuniu até 6 mil pessoas na fazenda do Sr. Américo. Hoje, a Apae arrecada fundos com a venda de alimentos no evento e a festa está no calendário de festas tradicionais de Formiga.

É de se esperar que uma cidade chamada Formiga tenha casos curiosos relacionados ao seu nome, né? Um deles é o do Barão de Piumhi. A Princesa Isabel achou que não dava para usar “Formiga” no título e o fazendeiro, ao ser indagado sobre o que tinha por perto, mencionou a serra de Piumhi (outra cidade). Daí surgiu o Barão de Piumhi, mas que era de Formiga…

Outro caso compartilhado pelo professor Cleber Antônio é o da Maria Rodrigues Furtuosa, mulher enterrada viva. Em meio a uma epidemia, acharam que ela fosse mais uma vítima da varíola. Alguns acreditam que ela fez milagres após rezarem pela sua alma. O sofrimento da “Maria da Cova” gerou fé e devoção.

A equipe ainda passou por pontos turísticos, como a Igreja Matriz de São Vicente Férrer, construída em 1839.