Recebida de braços abertos em Itanhomi, a equipe da Rede Minas encontrou no local aquela mineiridade que deixa o coração até quentinho. A emissora visitou a Dona Maria, quitandeira e doceira muito conhecida na cidade, em especial pelo seu famoso e querido doce de leite. Por falar em quitutes, as broas da cidade são diferenciadas: usam o fubá feito no tradicional moinho do Seu Antonio Ribeiro e da Marilene. Em 2013, quando a água do córrego que utilizavam secou, eles reuniram os moradores e conseguiram proteger mais de 200 nascentes da região.

A equipe também conheceu a produção de uma cervejaria artesanal e o alambique do João Noberto, que criou até um rótulo de exportação para atender à demanda de emigrantes da região nos EUA.

Na beira da estrada, a curiosa venda do Seu Vicente e da Maria Lúcia chamou a atenção pelos produtos artesanais – queijo e manteiga caseira, mudas de plantas, quitandas – e pelo seu formato pague e leve, sem vendedor. “Confiança acima de tudo”, diz uma placa no local. Valores tão antigos como o respeito e a ética, que se encontram com a modernidade: o pagamento pode ser feito por Pix. A passagem por Itanhomi se encerrou com um lindo encontro com representantes da folia de São Sebastião.