Vamos ali subir na serra? Antes, uma voltinha pelo centro histórico de Ouro Branco. Nossa equipe esteve na Matriz de Santo Antônio e acompanhou de perto sua restauração. Construída em estilo barroco, tem pinturas de Mestre Ataíde e influência de Aleijadinho. É uma das mais antigas paróquias de Minas (1724) e foi tombada pelo Iphan/MG em 1949.

Por falar em Santo Antônio, já ouviu que ele era muito levado? É o que dizem algumas histórias antigas bem curiosas, que ainda sobrevivem em Itatiaia, distrito de Ouro Branco, cuja Igreja Matriz tem o santo como padroeiro. O Wilton, responsável pela biblioteca pública, contou alguns desses casos. Rodeada pela natureza, não é de se estranhar que a serra inspire muita gente. O Nelinho Rodrigues e seu filho Eduardo são exemplo disso e compartilharam a bela canção Serrano, em homenagem à Serra de Ouro Branco. A Solange, artesã nascida em São Paulo, há 15 anos escolheu Itatiaia como lar. Vindo da zona rural ali perto, a Rita chegou ao distrito há mais de 30 anos para trabalhar com garimpo, atividade comum por lá (especialmente de topázio) e que gerou renda para muitos. Hoje ela é dona de uma pousada e cozinheira – só usa fogão à lenha. Já o Seu Jairo, guardião do Moinho de Pedra, apresentou o local construído por escravos no século XVIII e ainda hoje usado para moer milho e fazer fubá.

Na margem da Estrada Real, uma visita à Fazenda de Carreiras. Também conhecida como Casa Tiradentes, acredita-se que o inconfidente dormiu ali durante uma viagem em 1788. O conjunto rural, típico do período colonial, inclui uma senzala. O local é aberto a visitação.