Chegando ao fim da rota da nossa passagem pelo Triângulo Mineiro, foi a vez de visitar Sacramento. O surgimento do município está ligado às expedições em busca de riquezas minerais. De acordo com o historiador Amir Salomão, o Cônego Hermógenes Cassimiro de Araújo Brunswik, fundador de Sacramento, via na região um lugar de espiritualidade.

Na literatura a cidade encontrou uma das suas cidadãs mais ilustres: Carolina Maria de Jesus. A escritora nasceu e residiu na cidade até a sua adolescência. Uma das primeiras escritoras negras do Brasil, ela é mais conhecida por seu livro Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada. No entanto, é na obra Diário de Bitita, que a escritora conta como foi a sua vida na cidade mineira.

Na cidade encontra-se o Colégio Allan Kardec, considerado a primeira instituição de ensino com fundamentos da pedagogia espírita. Carolina Maria de Jesus estudou no colégio e por meio da professora e ex-diretora Alzira conhecemos mais dessa história.

José Belizário, o Zezinho, é mecânico de bicicleta e poeta “discípulo” da escritora, que é uma inspiração para ele.

E quem também conversou com a nossa equipe foi o sr. Édson, relojoeiro de 92 anos, que trabalha a todo vapor com uma memória incrível para contar histórias do tempo de Sacramento.