Na pacata Santo Antônio do Leite, nossa equipe esbarrou por talentos que revelam Minas pela arte: de cozinhar, de compor e cantar, e de criar lindas peças a partir de pedras. O distrito de Ouro Preto tem esse nome pois era conhecido pelo bom leite vendido ali e pela devoção a Santo Antônio.

Quem acompanhou o programa Caminho de Mesa na Rede Minas já conhece a Milsane e seus saberes culinários. Ela chegou a Santo Antônio do Leite já se envolvendo bastante com o local: montou um restaurante e se juntou aos moradores na criação de uma associação de turismo. O espírito de comunidade também é evidente na produção do restaurante, que é toda local, da mão de obra à matéria prima, que vai da cerveja artesanal (de Ouro Preto) até ingredientes como queijo e mandioca. Nos fins de semana, a cozinha mineira se encontra com a música. O artista e compositor Geraldo Pessoa se apresenta no restaurante. Na sua bagagem, milhares de poesias, composições, viagens pelo Brasil e um sonho de aparecer na televisão (que em breve teremos o prazer de realizar).

O artesanato é forte na região. A equipe visitou a oficina da Thays Castanheira, que trabalha com prata e pedras preciosas, e conheceu um pouco do belo trabalho de fundição da prata realizado pela artesã, que expõe no centro de Ouro Preto, local que reúne o trabalho de vários artistas.

Você sabia?
A tradicional Feirinha de Pedra Sabão do Largo de Coimbra, em frente à Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, funciona de segunda a segunda, conta com mais de 50 bancas e foi criada em 1995. O local era um “entreposto” para trocas e vendas de mercadorias e serviços desde 1824.