Receptividade, cozinha mineira e tradições culturais. Uma combinação boa demais da conta, que a equipe do Sabor&Afeto encontrou em Unaí, no Noroeste de Minas. Assim que chegou na cidade, a equipe já teve um gostinho do que viria nos próximos dias: foi recebida com um típico frango com quiabo e angu, preparado pela cozinheira Edna no museu municipal, local que foi palco das gravações em Unaí.

Foi a Edna que mostrou a tradição de roscas na cidade. Antigamente, o trajeto entre Unaí e Paracatu era feito em carros de bois. Nas idas e vindas, a quitanda escolhida para o demorado percurso era a rosca, já que permanecia macia e gostosa por mais tempo, ao contrário do pão de sal e biscoitos. Cozinheira de mão cheia, Edna fez uma típica rosca com leite condensado, que ganhou o nome de “rosca primavera”, pois foi decorada com flores. Um toque afetivo que adicionou mais beleza à deliciosa iguaria.

O contador de histórias Cesar Júnior bateu um papo com a equipe e destacou a importância, para a cidade, da manutenção das tradições culturais e históricas. Um esforço coletivo.

Uma dessas manifestações culturais é a Folia de Reis Devotos dos Magos, um patrimônio de Minas Gerais, que se apresentou para a equipe. Música, saberes e devoção que se unem à cozinha mineira. É tradição receber folias com um jantar, e a responsável por isso foi a Edna, com mais uma bela amostra da nossa saborosa cozinha.

O acolhimento foi pra lá de especial (nossa repórter foi até entrevistada pela mídia local) e tornou a partida mais difícil, mas a equipe seguiu estrada rumo a Vazante.