Uma cidade nascida da fé. Essa é Vazante. A equipe do Sabor&Afeto foi lá conhecer o tradicional arroz carreteiro e encontrou um destino inspirador que une natureza, arte, tradição e fé.

A Gruta da Lapa Velha (Gruta da Aparição) atrai milhares de romeiros e visitantes. Lá, em 1865, uma camponesa teria presenciado a aparição de Nossa Senhora da Lapa. Depois, uma formação rochosa com o formato da santa foi identificada dentro da gruta. Acredita-se que, após o ocorrido, milagres começaram a acontecer na região. No entorno, o Jardim Orante (com diversos altares), a capela e o Santuário Nossa Senhora da Lapa acolhem e incentivam a oração.

Outra gruta é destaque por lá, a da Lapa Nova. Com mais de 30 galerias, é a sexta maior de Minas e Monumento Natural do Estado. Na área externa, a mata preservada abriga animais silvestres como lobos-guará e catitus.

O jovem Edyvan contou detalhes desses pontos turísticos. O respeito às tradições locais também foi visto na cozinha. Na Varanda Tia Cléo, ele preparou um delicioso, suave e colorido arroz carreteiro. Engana-se quem acha que ele é sempre pesado. Com tomate e cenoura ralada, o cozinheiro deu seu toque ao prato, sempre presente nas festas regionais. O acompanhamento pode parecer inusitado para alguns, mas é indispensável para o Edyvan: tutu de feijão. O duo, certeiro, é mais uma prova de que a combinação do arroz com o feijão não tem erro e pode ser surpreendente.

Outra tradição por lá é do Carro de Bois. Assim como Formiga (lembra do relato anterior?), Vazante também tem uma festa dedicada ao transporte.

Já o Centro Cultural de Vazante conta com obras de artistas locais e acervo de peças de figuras importantes de lá. Por falar em arte, a equipe bate um papo com o artista plástico Harthur Dicrayon e conheceu seu trabalho surrealista. Vibrantes e impactantes, muitas de suas obras evocam a espiritualidade, tão presente em Vazante.